quarta-feira, 25 de julho de 2012

Minhas músicas: Shakira (Fixação Oral)

Bom dia, netinhos!

Como havia prometido, continuarei a série "Minha vó odeia minhas músicas", iniciada com a Sophia Somajo (que recentemente mudou seu nome para SoSo, como um querido netinho me lembrou), só que dessa vez, ao invés de falar sobre uma artista underground, falarei  sobre uma bem conhecida, a Shakira.

"Nhééé, vai falar o quê da Shakira, todo mundo conhece ela, todo mundo sabe que ela começou com Estoy Aqui, mas só fez sucesso com Whenever, Wherever, que ela cantou na copa do mundo de 2010, que ela não tem ossos e dança que nem uma cobra, que ela era morena e hoje é loira, waka waka êê?"

Nada disso. Irei falar sobre uma fase que, na minha opinião, foi a melhor de toda a carreira musical da Shakira, a fase pop-rock-misturão-de-qualidade.


Antes de balançar na pole dance que nem bandeira no mastro, ou sair largando patins pelas ruas e se chamando de loca, antes mesmo de Piqué surgir, ou do mundo cantar Waka Waka êê, houve uma Shakira que se preocupou tanto em gravar músicas de qualidade (não que tenha deixado de se preocupar) que chegou a compor dezenas e dezenas de músicas (60, para ser mais exata) para escolher apenas 20 e poucas, divididas em 2 cds, os melhores de toda a sua carreira: Fijación Oral Vol. 1 e Oral Fixation Vol. 2.

 Se você não gosta da Shakira Loca, Estoy Aqui, Rabiosa, Waka Waka, Whenever Wherever, e etc, sugiro que ouça qualquer um dos cds de sua fase "fixação oral". São muito diferentes do pop tosco de hoje em dia (Cof CofBritneyCof CofNickiMinajCof Cof, perdão, engasguei) e de qualquer outra fase da Shaki.

Vamos aos álbuns:
- Fijación Oral Vol 1
Primeiro Cd totalmente em espanhol da cantora desde 1998 (o último foi ¿Dónde están los ladrones?), Fijacion Oral conta com 10 músicas, todas em espanhol. As mais conhecidas são La Tortura e No, mas, na minha humilde opinião, as melhores são Escondite Inglés, que tem uma letra muito divertida ("escondite" é o pique-esconde deles, se não me engano) e Obtener un Si, uma música estilo bossa nova tão brasileira, mais tão brasileira, que tem até uma cuíca no fundo! Esse álbum é cheio de influências, tem uma pegada latina, estadosunidense de outro, um toque de rock, de pop, de brazuca, etc, etc...

- Oral Fixation vol. 2

Apesar do que muita gente pensa, esse álbum não tem as músicas do vol. 1 traduzidas pelo inglês.
Ok, tem The Day and The Time, versão de Dia Especial e Something, versão de Tus Pupilas (música muito gostosa de se ouvir, por sinal), mas as outras músicas são completamente diferentes. A música mais famosa desse volume é Don't Bother ( lembra do clipe, onde uma Shakira traída amassa o carro do ex dizendo "não se preocupe, eu nem vou chorar" e tocando uma guitarra rosinha?) e Hips Don't Lie.
Entre as 12 músicas, eu dou um mega ultra big destaque para  How Do You Do, onde Shakira questiona o quão culpado Deus deveria ser por ter pessoas morrendo por ele, e Costume Makes The Clown, que possui uma letra incrível sobre traição e coisas do gênero.


Infelizmente, não consegui encontrar muita coisa sobre o projeto Fixação Oral (nem mesmo no site dela, acreditem), mas eu me recordo de uma entrevista que Shakira concedeu à MTV na época do lançamento do projeto, em 2005. Ao que parece, quando começou a gravar as músicas (ou antes, não me lembro), ela se deu conta de que usava a boca para tudo, comer, cantar, conversar, enfim, era o seu maior instrumento de trabalho e de diversão. Então, nada mais justo que dar este nome tão Freudiano. Inclusive, como você pode ver, nas capas dos álbuns há crianças que aparentam estar na idade deste estágio de evolução proposto por Freud. Claro, é difícil notar qualquer coisa com a Shakira semi-nua, mas se você prestar bastante atenção, vai notar uma criança tentando alcançar uma maçã...

Concluindo, estes dois álbuns merecem a atenção de quem gosta de pop-rock de qualidade, não só pela variedade de estilos, mas também pelos incríveis e diversos arranjos e pelas letras.
Se você não gosta de Shakira porque pensa que ela é só dança do ventre e Loca Loca Loca, ouça pelo menos duas músicas; quem sabe você não se surpreende?


Beijos, abraços e wakawakas.
ê ê