segunda-feira, 23 de abril de 2012

Veganos

Hello, Hello!

Hoje o tema é Veganismo.

Um dia desses, comentei com a minha avó que existem pessoas que não comem nada de origem animal (nada mesmo, carne, leite e seus derivados, ovos, mel, enfim.). Como boa preconceituosa que é, D. Maria fez aquela cara de paisagem, escondeu as sobrancelhas no cabelo e soltou um muxoxo de desprezo que eu consegui decodificar como "hunf, o que eles comem então?".

Minha avó, assim como uma boa porcentagem da população, não sabe quem são, o que fazem ou mesmo o que comem os Veganos.
(Confesso que eu mesma conheci o veganismo aos 20 anos, ao oferecer um salgado cheio de queijo e presunto para um amigo meu, Zontel, vegano praticante, inquisidor, teimoso e completamente adorável)

Mas, afinal, o que é o veganismo?

Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas. (Copiei do Wikipedia, admito.)

Mas, antes que você vista seus sapatinhos de preconceito e sua peruca de desprezo e saia por aí rindo dessas pessoas que não sabem o que, digamos, estão perdendo da vida, leia esse post até o fim.

Peço que os veganos que possam vir a ler este post (eu espero... *forever alone*) me perdoem por algum erro, e que puxem a minha orelha, para que eu corrija qualquer bobagem que eu possa escrever.
Lembrando que eu não sou vegana "praticante", sou vegana "simpatizante", ou seja, simpatizo com a ideia, mas ainda estou em processo de análise e busca de informações.

Vamos lá, então!

Já ouvi a pergunta "Uai, mas se eles não comem carne, não são vegetarianos?" WRONG! Vegetarianos e Veganos são parecidos, mas não são iguais. 
Em tese, vegetarianos não deveriam comer NADA de origem animal. 
Mas quem não conhece um vegetariano "saudável" que enche a cara de alface, pepino, soja, mas não dispensa um bom copo de leite ou uma coxinha de frango com catupiry?
É isso que normalmente irrita os veganos, a ideia de que frango e peixe não tem problema, é "carne branca", como se não sangrassem.
 Já ouvi veganos dizendo que usar camisetas com estampas como essa ao lado, com o desenho de uma vaca, mas beber o leite dela é o cúmulo da hipocrisia.

"Mas o que tem a ver o leite? A vaca por acaso é maltratada ao ser ordenhada?"
Os veganos defendem que sim. Há, sim, em alguns lugares, pessoas que cuidam bem de seu gado, de suas vaquinhas, de seus bezerros. Já ouvi falar de pecuaristas que colocam música ambiente para que suas vacas produzam mais leite por dia.
Porém, segundo os veganos, encontrar fazendeiros, pecuaristas, enfim, pessoas que fazem isso, é difícil. Como diria uma amiga vegana, Nina, a ideia de que todo fazendeiro é gentil e vai ordenhar a mimosa com suas próprias mãos, sentado num banquinho de madeira é muito conto-de-fadas. Estamos falando de máquinas, grandes, feias, sugadoras, que machucam, que não deixam a vaca descansar, que não deixam o bezerro se aproximar, enfim, que não são legais mesmo.

A querida cantora P!nk, que eu adoro desde pequena, e que também é vegana (mesmo), fez um clipe muito incrível para a música Raise your Glass, onde o papel do dominado é invertido: mulheres são presas a estas máquinas sugadoras de leite e são forçadas a dar de beber a um bezerro. No mesmo clipe, a cantora também troca o papel do touro e do toureiro, sendo que este é quem leva as estocadas crueis que seriam dirigidas ao pobre animal. 


Pedacinho do clipe Raise Your Glass
Vamos fingir que todos nós (eu, que escrevo, e você, que lê) somos mulheres e mães. Que temos filhos lindos e peitões cheios de leite. Agora vamos imaginar que, durante 8 ou mais horas por dia, alguém leve seu filho e fique sugando seu leite sem parar. Você vai sentir falta dele, não vai? Tanto do seu filho quanto do leite, que deveria ser dele, e não de outra pessoa, certo? Pois é. É esse um dos pontos que os veganos defendem, os sentimentos dos animais.
Nesse ponto eu não sei se concordo muito. Quero dizer, eu sei que o instinto materno é comum para quase todos os animais, mas até que ponto o amor materno não é uma invenção humana? Bom, não entrarei nesse mérito. Estou tentando não me posicionar muito, pois sou muito indecisa quanto ao veganismo.

Ah, sim, não comentei que, normalmente, os bezerros viram vitela, comentei? Sabe? A carne? Pois é. Isso é tão horrível quanto matar bebês focas para fazer casacos de peles. Qual é a diferença do bebê foca para o bebê boi?

Agora vamos para outro assunto. Ovos. Porque os veganos não comem ovos?
Pelo mesmo motivo pela qual não tomam leite. A quantidade de galinhas sacrificadas por motivos banais ( não é boa botadeira, seus ovos são pequenos, seus pintinhos nasceram com defeito, etc, etc) é incrível. Eu mesma já li uma reportagem quando era criança sobre mini-abatedouros de pintinhos. Sim, pintinhos. Nasceu sem uma patinha? Quebrou a asinha? Veio de uma ninhada não planejada? A Lua não está em Sagitário? Joga fora. Na verdade, nem joga fora, coloca na trituradora.
(Desculpe, não poderei colocar fontes dessa reportagem porque na época que eu soube disso, os Mamonas Assassinas ainda cantavam "já me passaram a mão na bunda e ainda não comi ninguém". A loong, loooong time ago.)

Sabendo disso tudo, há de se compreender porque não há revoltas veganas que pedem fiscalização de abatedouros e empresas do ramo, mas sim há tentativas de boicotes:  Alimentar financeiramente uma indústria que trata estes animais como objetos descartáveis, com ou sem fiscalização, é o mesmo que pedir carteirinha de sócio-majoritário do clube dos HOP ( Hipócrita e Omisso Profissional ).

Aííí, alguém me pergunta: "Mas se você defende tanto este 'estilo de vida', porque você não é vegana praticante?"

Primeiramente, eu não defendo "tanto" o veganismo. Eu conheço, aprecio, mas não consigo ser radical assim. Não digo por motivos alimentícios ("amo bacon" ou "não vivo sem picanha"), por que há opções Cruelty Free para os amantes de bacon, chocolate, leite, etc. Digo "radical", por que conheço veganos que são muito bitolados e que chegam a discriminar e brigar com quem é onívoro ou ovo-lacto-vegetariano ( o nome já diz tudo, né? Os vegetarianos que bebem leite e comem ovos ), então não sei se estou disposta a entrar para um movimento que, para alguns, mais parece uma religião.
Outro motivo para eu não me tornar vegana é o que eles chamam de especismo. Eu amo cachorros. Mas como vacas. Então pra eles, eu sou um monstro perverso. Isso se chama especismo, é você amar uma espécie, mas não amar/ fazer mal a outra. Eu até entendo o que querem dizer, mas não acho que sou uma pessoa má por amar cachorros e não guaxinis ou escorpiões, ou comer carne. E já levei puxão de orelha de veganos por proclamar meu amor por cachorros, mas adorar leite!
Claro, não vamos generalizar, não é a maioria vegana que é assim! Aliás, os veganos normalmente são muito legais (pessoas que amam animais tendem a ter bom coração, não é lógico?). Só que o extremismo que é o movimento vegan não me agrada muito.


MAAAAS, isso não significa que sou omissa! E você também deveria fazer alguma coisa, mesmo se não tiver interesse no veganismo. Coisas pequenas mesmo, comece por baixo.
Ligar para um SAC de alguma empresa de produtos de origem animal para perguntar sobre suas condições já é um ótimo começo!
Se você quer ser vegetariana ou vegana, mas não sabe por onde começar, eu sugiro que comece pensando em você. Critique o que você come, não o que sua mãe, sua neta, seu amigo comem. Vá com calma, não tente enfiar seus ideais pela goela abaixo dos outros.

Minha dica é começar trocando o leite de vaca pelo leite de soja, ainda mais agora que o AdeS tem toda a cacetada de coisas que precisamos e que, teoricamente, só tem no leite de vaca. Se você não gosta do sabor (eu adoro!), tem as opções com banana, maçã, morango, uva, cereais com mel, etc... Tudo para não ter muitas desculpas!
(É uma pena que, apesar de sermos putas produtores de soja, nosso querido Brasil-sil-sil ainda é careiro no hora de vender alguns produtos feitos de soja... O jeito é procurar outras marcas, mas eu realmente acho AdeS o mais gostoso!)


A linha Naturis da Batavo também  é show de bola. Tem várias cositas gostositas e não é tão cara (vai por mim, eu sou mão-de-vaca pacas.). Tem bebidas "lácteas" (tipo iogurtinho de garrafinha), flan, creminhos de soja com pedaços de frutas...Tem até esse "danette vegano" da foto, que é gostosão de verdade!

Sabe um produto que é incrível e não é feito nem com leite nem com ovos? O Chocooky! Sabe? Aqueles cookies da Nabisco que são vendidos nas Americanas 3 pacotes por R$ 11,00? Pois é, são Cruelty-free! Barras de chocolate meio-amargo também são produtos veganos!

Enfim, opções não faltam. Ser vegano (ou ser vegetariano) pode até ser complicado para alguns, mas não é impossível. Salada é mais barato que picanha, chocolate amargo é mais saudável que ao leite, carne de soja é menos cruel do que carne de boi, porco, enfim... A questão toda é fazer a SUA escolha, e não se decidir pelos outros. Onívoro, ovo-lacto-vegetariano, pseudo-vegetariano, vegano, cada um escolheu ser assim, e não é com violência verbal que vamos mudar os ideais de cada um.

Ser ou não ser, eis a questão.
O poder é de vocês.

Beijos, abraços e Skinnys de presunto!
Skiny também é vegano!












Mais informações sobre o veganismo: http://vista-se.com.br/redesocial/

2 comentários:

Flavia Alves disse...

Muito bom o texto. Vale a observação que a maior parte da soja plantada (cerca de 70%) é destinada à criação de animais para abate e/ou exploração.

Sites bacanas para quem quiser aprofundar o assunto:

www.vista-se.com.br

www.sejavegano.com.br

www.terraqueos.org (este documentário mudou a minha vida - sério)

Netinha Querida disse...

Ah, só para constar, gente: Esse documentário citado pela minha amiga Flávia (o Terráqueos) tem cenas fortes, não assistam se tiverem coração fraco, ok?
Só uma dica. =)

Postar um comentário