quinta-feira, 16 de junho de 2011

Gente gorda


Bom dia!

 Como prometido, o tema de hoje é Anorexia e Bulimia.

Minha avó não gosta de gordura. Ela acha que só a magreza é bonita, e que se a pessoa é gorda, é por que é rica e preguiçosa, pois deveria estar malhando, ou fazendo algo para mudar.
Mas não para aí: Ela também acha que celulite, estria e gordura localizada é horroroso, e que nenhum homem olha para mulheres que tem algum desses itens.
Ou seja, para a minha vó, você tem que ter um corpo mais ou menos assim:
Essa é a Anahi. Ela vai aparecer um pouco nesse post...
Vou abrir meu coração: Esse é um assunto que me irrita. Odeio esse tipo de visão estética preconceituosa e típica de pessoas com cérebro pequeno. Por isso, antes que eu me exalte, vou listar os motivos dela.

Motivos Odiadores:

- Uns quilos a mais na balança significa solteirice eterna. Ou casamento com gente feia.
- Gordura é sinônimo de  riqueza. Para ela, só é gordo quem tem dinheiro para comer bastante.
- Pessoas magras são mais bonitas divertidas, sexys, etc, etc.
- Pessoas magras ficam bem em qualquer roupa.
- Pessoas gordas ficam horríveis usando lingerie.
- Gente gorda só pensa em comida.
- Homem só tem tesão em mulheres magras.
- Toda mulher magra e bonita arranjará um marido maravilhoso, se souber usar seu corpo.

Vamos lá.

Eu sou completamente contra todas essas teorias absurdas. TODAS!
Eu não sou gorda, mas fico horrorosa em milhões de roupas ( duvida? Me coloca dentro de uma calça saroel que eu te provo!), enquanto uma amiga minha que é mega gorda ( e não tem problema nenhum com isso) fica super sexy de espartilho e cinta-liga e já deu pra todo mundo  possui uma vida sexual muito mais ativa do que a minha, a sua e a de pelo menos 37 amigas suas. Sério!

Desafio algum hétero a dizer que essa mulher não é gostosona! De-sa-fio!
Além disso, quilos a mais não são sinônimo de preguiça. Há fatores genéticos envolvidos nesse rolo todo. A minha mãe tem tendência a engordar, pero sem perder la cintura. Ou seja, já sei que, quando chegar aos 50 anos, eu parecerei uma ampulheta, ou um salame amarrado. E me sentirei mega gostosona! =D
Mas o ponto principal é:

Essa ideia louca de que só mulheres magras são bonitas, felizes, amadas e sexies é bem aceita por milhares de meninas que, na ânsia de atingir seus objetivos estéticos ( ser muito magra), acabam acolhendo com carinho a ANNA e a MIA.

Bom, para quem não conhece essas duas amigas da onça de toda menina que só pensa em um IMC 16, eu apresento.

Com vocês, a Anna:

Não, Anna não é uma psicóloga, ou uma rockstar. Anna é o apelido carinhoso que as mocinhas deram para a Anorexia nervosa, uma doença caracterizada pela urgente necessidade de se emagrecer, pela visão distorcida do próprio corpo- a pessoa se vê gorda, mas está magérrima- e, em alguns casos, pela prática abundante de exercícios.
Resumindo, a menina quer tanto emagrecer, que fica paranoica e passa a fazer dietas rígidas que elas chamam de LF e NF. Mais tarde eu explico o que quer dizer.

OBS: Anna serve tanto para o nome da doença, quanto para alcunhar as suas portadoras. Ou seja, uma menina pode criar um blog Pró-Anna, ou apenas utilizar o nome como um apelido próprio. 

Agora, com vocês, a MIA

Assim como a anorexia, a Bulimia também possui um apelido fofinho: Mia.
Bulimia é o nome da doença que pode ser considerada o ponto de partida de muitas meninas e meninos para a anorexia. Os bulímicos tendem a comer ansiosamente, se arrepender e colocar tudo pra fora depois – ou seja, tendem a “miar”, como normalmente as Mias chamam o ato de vomitar.

Aí você pensa: “ Mas se a Mia vomita, o que a Anna faz além de muitos exercícios?”

Simples. A menina (ou o menino, em alguns casos) que tem anorexia segue à risca dois tipos de dietas já citadas anteriormente, a LF e a NF.

LF é a sigla para Low Food, que significa algo como “pouca comida”. São dietas de mais ou menos 400 kcal por dia, regadas de água, saladas e coisas sem gordura. 

O NF é mais drástico. Significa No Food. Lógicamente, é uma dieta de NENHUMA caloria por dia, onde a menina ou o menino vivem a base de água e Trident. 
Pirâmide alimentar de uma Anna. Sério!


Agora vamos pensar o que isso faz no corpo de uma menina de 16 anos, por exemplo.
Se ela for Anna, não preciso nem dizer muito. Não comer = se matar lentamente, só para ter ossinhos do quadril saltados e uma barriga lisa.
Se ela for Mia, vomitar o que come não é prejudicial somente porque há riscos de machucar garganta. Chega um momento em que o corpo acostuma a botar pra fora tudo que ingere. Então ela corre o risco de vomitar na frente de todo mundo um mísero brigadeiro engerido na festa de aniversário do priminho.
(Ah, quem dera se esse fosse o único problema...)

Eu uso um tom de brincadeira em quase tudo que eu falo, mas Anorexia e Bulimia NÃO SÃO AMIGUINHAS, são DOENÇAS.
Não vou julgar nenhuma menina que abraça as doenças, dá apelidinhos carinhosos  e diz coisas absurdas como "Minha barriga não está roncando, está me aplaudindo.", porque provavelmente ela ainda não percebeu que quando seu cabelo perder todo o brilho, quando seus dentes ficarem estragados pelo contato com o bílis, quando sua pele perder o viço, quando seus órgãos não funcionarem mais com perfeição, quando seu médico afirmar que ela não poderá ter filhos, quando seu coraçãozinho instalado dentro de um corpo pseudo-esbelto parar de bater, de nada vai adiantar ser magra.
Se eu fosse homem, não acharia isso nem um pouco sexy.

Não vou levantar a bandeira da auto-estima e dizer frases feitas do tipo " você tem que se amar do jeito que você é,nhé nhé nhé!!"

Eu inclusive acho que se a pessoa quer perder uns quilos para se sentir bem consigo mesma, por que acha que ficará mais bonita, ela tem mais é que se jogar! Faça o que quiser por você mesma, pinte o cabelo, troque o guarda-roupa, faça um mestrado pra se sentir um gênio,faça, mas faça por que você quer, não por que a mídia está te mandando fazer.

Eu acho ridículo se apoiar sobre uma filosofia ridícula que diz que o mundo nos obriga a ser magros com sua ditadura imposta e seus revólveres carregados com balas de preconceito. Dizer isso é o mesmo que achar que não adianta fazer greve ou protestar contra algo porque quem manda é o governo e nós temos que abaixar a cabeça.

Não estou sugerindo algo do tipo "Anarquia corporal! Vamos todos encher a cara de McDonalds, engordar 20 quilos por mês e subir nosso colesterol que nem foguete!". Lógico que não. 

O problema não é querer emagrecer. Não é nenhum crime querer se sentir melhor. Mas fazer disso a meta da sua vida, deixar de comer ou comer e vomitar tudo quando tem tanta gente passando fome nessa porcaria de mundo, chega a ser egoísmo.
Colocar efeitos moderninhos em fotos de meninas esquálidas não muda o fato de que a Anna e a Mia são doenças, e não amigas.

Não preciso nem colocar fotos de crianças esqueléticas africanas. É só você dar uma olhadinha em uma esquina qualquer, com certeza terá uma pessoa muito mais preocupada se terá o que comer amanhã do que quantas calorias tem em uma barra de cereal.

Enfim, eu falei que não ia criticar as Annas e as Mias, e acabei criticando. Mas gostaria apenas de acrescentar que eu estou criticando as meninas que ABRAÇAM as doenças, que procuram ser Annas e Mias, que pedem ajuda para miar e coisa e tal. Essas são as fakes, e é para elas que eu dirijo meu discurso tão inflamadinho.

Ah, eu disse que ia colocar mais fotos daquela moça bonitinha da primeira foto, conhecida como Anahí, ex-RBD e musa-mor das Annas e Mias.
Por que será que a Anahí é musa das Annas e Mias? Chuta!

Além disso, Anahí já teve anorexia, e interpretou uma mocinha "rebelde" e mimada que, além de linda, ryca e comprometida com um mocinho mega bonitão, era super magra. Qual era mesmo o nome dela? Alice? Julia? Roberta? Huuum...não...
Ah, lembrei!  Mia! Mia Colucci.
Mia Colucci
Legal, né? Annahí, Mia Colluci...Que incrível coincidência...

Eu não tenho nada contra a Anahi. Acho ela linda, gosto da voz dela, achei o máximo as palestras anti-anorexia que ela deu por aí. Só para constar, meu problema não é com ela.
Aliás, meu problema não é com ninguém. Nem com minha balança, nem nada. Já cheguei beeem perto de ter anorexia, por isso sei tanto sobre o assunto, mas percebi quem eu estava abraçando e resolvi cair na real. Sou super feliz com meu IMC 21,2 e tenho muita coisa para fazer na vida para perder meu tempo pensando em corpos "perfeitos".
Olha essa moça: é gorda e é mega linda!
Para finalizar (ufa!), deixo uma fotinho aqui em cima de uma modelo de lingerie que, na minha humilde opnião, é super sexy, e um pequeno comentário que ouvi da boca de uma amiga minha que teve bulimia, mas se curou:

"Deixar de comer para atingir um modelo de magreza não leva ninguém a nada. Ficar magra e morta só é válido para quem for comprar meu caixão, que será fininho e não saíra muito caro."

O máximo, né? Eu achei!


Muito obrigada por ler esse post enoooooorme, e espero que as Annas e Mias que possam vir a ler este blog não queiram me bater. 

Beijos, abraços e mocaccinos com adoçante
(Quê? Eu não disse que devíamos descuidar da saúde!)

8 comentários:

zontel disse...

3° post (ou tentativa de postar):
Abaixo a lent do Photoshop, e a concorrencia feminina na busca pelo impossível descabido.
O importante é a aceitaçāo pessoal, e o 'virar do zóinhu' no final.
Além disso, fica a pura masturbação mental.

Netinha Querida disse...

Agreed!

zontel disse...

Resumindo, Sua avó deve me odiar sem saber >.<

Netinha Querida disse...

Hahahahaha, não seja bobo! =D

Karênina Michelle disse...

Eu adoraria compartilhar isso, deste jeitinho numa página inteira do face, mas é impossível, por isso, espero que as minhas queridas seguidoras do Coisa de Mulherzinha tenham o interesse de ler seu texto. Vc foi perfeita em suas colocações, e isso aqui precisa ser divulgado, meu Deus. Parabéns! :D

Anônimo disse...

eu tenho bulimia ...
e o que é pior nao consigo contar para a minha familia que acredita que eu estou curada...nao quero que eles sintam vergonha de ter uma filha como eu... :(
só peço que nao nos critiquem pois nao é facil ser com nós ja tentei me curar mais nao consigo...
as vezes me tranco no quarto esperando a morte..nao tenho forças para lutar contra isso....só sei que preciso de ajuda =(

Netinha Querida disse...

Gata aqui do comentário de cima:
Eu sei muito bem o quão difícil é. Vai por mim, sei mesmo. Minha crítica se dirige àquelas que QUEREM ser mias e annas.
Se quiser conversar sobre o assunto, me manda um email.
Caraciolo182@hotmail.com
Beijos e força!

Anônimo disse...

Eu já tive anorexia, pesei quase 39 quilos, mas superei e hoje sou saudável e feliz. mas foi difícil, você tem razaum.
Bom post!

Postar um comentário