segunda-feira, 13 de junho de 2011

Critícas

Olá de novo!

Antes de mais nada, gostaria de pedir desculpas aos vegetarianos e veganos que se sentiram ofendidos de algum modo com meu último post. Quem odeia vegetarianismo não sou eu, vide o nome do blog. Talvez o que eu tenha dito possa ter soado preconceituoso, ou algo do tipo. Não foi minha intenção.

Gostaria de lembrar também que esse blog não é acadêmico, oficial ou super sério. É um blog descontraído, onde irei expor as opniões da minha vó e o motivo pelo qual eu discordo delas. 
Eu me considero despida de preconceitos, e de modo algum vou contra algum tipo de corrente alimentícia, ou de qualquer tipo. Se não pesquisei a fundo sobre o vegetarianismo ou sobre o veganismo, é por que meu blog não é de esclarecimento, e sim de debate.
Irei me esforçar para que o próximo assunto não ofenda ninguém, até por que não é esse o meu objetivo.

(A não ser que algum nazista esteja lendo. Aí que se dane se ficar ofendido, tô nem aíí.)


Bom, este post é mais um alerta / pedido de desculpas / esclarecimento. Entretanto, graças à uma linda coincidência, minha vó ODEIA críticas. Então vou aproveitar o gancho e discutir um pouquinho.

Motivos odiadores:


- Crítica é igual conselho, se fosse bom, se venderia.
- Quem critica nunca sabe fazer melhor.
- Quem critica não sabe como o objeto criticado foi feito, então acha tudo fácil.
- Críticos profissionais são vagabundos.
- Ser crítico de cinema ou de literatura é a maior moleza. É só ler uns livrinhos, ver uns filminhos e dar a sua opnião.

Bom, antes de mais nada, vou lhes apresentar algumas pessoas.

Primeiramente Rubens Ewald Filho.
Formado em Jornalismo, esse cara é crítico de cinema há quarenta anos, já foi comentarista do Oscar vinte e cinco vezes e assistiu mais de trinta mil filmes(!!!)
Ou seja, o cara não é nada, né? Um vagabundinho que não tem nada o que fazer na vida.

Agora vou apresentar (via Chico Xavier Telecomunicações) Afrânio Coutinho.
Esse também não fez nada enquanto vivo. Tremendo Zé NoOne.
Ah, sim, ele criou a Faculdade de Letras da UFRJ. E a Biblioteca de Letras da UFRJ. Estudou crítica e história iterária com mestres europeus e americanos na Universidade de Columbia.E foi cadeira 33 da ABL. E escreveu mais de 28 obras.
"É...eu acho que li mais livros que você..."

Fora isso, quem é Afrânio Coutinho, além de Doutor em Letras Clássicas e Vernáculas?
Um-crí-ti-co-zi-nho-li-te-rá-rio!

Pois é, críticos profissionais são todos uns pé-rapados ignorantes que ficam dando pitacos nos trabalhos alheios sem saber de nada!
[ironia mode off]

Agora vamos pensar em críticas normais, do tipo "seu último post foi muito raso", "Letras é faculdade fácil, queria ver você fazendo Direito" ou "Seu cabelo está muito apagado com essa cor. Você devia pintar de preto, ia combinar com sua pele branquinha":

A partir do momento em que nos tornamos seres sociais ( ou seja, quando saímos de um útero e levamos um tapinha na bunda ), nós estamos sujeitos à críticas, sejam elas inteligentes, cruéis, construtivas ou irrelevantes.
Achar, como minha vó, que críticas são sempre negativas, desestimulantes e até humilhantes, é, ou ter uma auto-estima baixíssima, ou se achar perfeito e maravilhoso, tipo o último chocolícia do pacote.

Claro, há jeitos e jeitos de criticar. Nem todo mundo tem aquele jeitinho delicado de dizer " Seu trabalho está uma m#rd@", ou " Garota, larga a academia, que você está parecendo o Alexandre Frota".
Então cabe a nós mesmos aprender a lidar com isso. Nós seremos criticados e nós iremos criticar durante toda a nossa vida, não há como escapar disso. Ter senso crítico é fundamental para o desenvolvimento humano.

(Uau, essa última frase é a cara da minha vó...Ela adora dizer que tal coisa é fundamental para o desenvolvimento humano.)

Bom, vou finalizar esse post, por que já estou pensando no próximo. Definitivamente vai ser muito melhor do que esses dois últimos, e o tema vai ser Anorexia e Bulimia. É um tema que eu conheço bem, muuuuito bem. Bem até demais. ¬¬
Não deixem de ler!

Beijos, abraços e pacotes de Chocolícia.

A Neta

1 comentários:

Thiago Sansil disse...

"Então cabe a nós mesmos aprender a lidar com isso. Nós seremos criticados e nós iremos criticar durante toda a nossa vida, não há como escapar disso. Ter senso crítico é fundamental para o desenvolvimento humano."

Isso aqui ficou maravilhoso.^^

Ah! O Jorge que vai gostar desse poste. Você fala mal dos nazistas no começo. uahsusaus

Grande beijo e que sua avó continue sempre assim, tão odiadora, dando bastante postes para a gente discutir.

Postar um comentário