terça-feira, 7 de junho de 2011

Trabalho fácil

Olá de novo, netos e netas de senhorinhas fofinhas (ou não),

O assunto do post de hoje é Trabalhos "Fáceis".

 - Não estou falando de vida fácil.
 - Não estou falando de "trabalho" de playboyzinho, tipo lavar o carro no fim de semana e ganhar 50 paus.
 - Não estou falando de "trabalho" de playboyzinho que herda uma empresa, coloca nas mãos de alguém contratado e sai por aí gastando o lucro da empresa do pai.

Trabalho fácil, segundo minha avó, é aquele que não te cansa, não te dá... trabalho.
Quer um exemplo? Minha vó te dá oito:
  • Professor
  • Aeromoça
  • Vendedora de Loja
  • Caixa de loja / supermercado
  • Gerente de loja / supermercado / qualquer coisa
  • Administrador de empresas
  • Administrador de qualquer coisa
  • Secretárias
É isso. Segundo ela, esses oito empregos são molezinha, piece of cake.
Eu discordo totalmente. Aliás, se eu concordasse, não estaria nesse blog, certo?
Vamos analisar:

No caso do professor, administrador e profissões que exigem diploma:

Você estuda que nem um corno manso, acaba com seu estômago ingerindo cafeína adoidado, destroi sua vida social, vive apenas para aquele maldito vestibular ( ou, no caso, ENEM).
No dia da prova, quase morre de apreensão, rói todas as unhas até chegar no osso, arranca os cabelos de nervoso, mastiga as pontas dos lápis e das canetas, engorda 23 quilos comendo que nem uma vaca louca (ou, no meu caso, emagrece 23 quilos não comendo nada).
No dia do resultado, seu coração quase para, você dá pinta quando descobre que FINALMENTE foi  aprovado e passa o resto do dia comemorando como se tivesse achado um bilhete premiado ( ou, no meu caso, passa o dia chorando e depois vai dormir até o dia da matrícula).

Aí você entra na faculdade... e passa 4 anos lendo autores que você nunca ouviu falar, e que mal consegue pronunciar ( Vygotsky me deu o maior trabalho para aprender...a escrever!), faz 451 resenhas, 731 resumos, 1375 provas, 200 seminários, assiste 192 palestras chatésimas, briga com pelo menos 5 professores, 10 colegas de turma, se acaba atrás de um estágio que só não pede gotas do seu sangue porque suor vem mais fácil, morre escrevendo um TCC, se prostitui para pagar a maldita festa de formatura e FINALMENTE consegue seu diploma.

Aííí você passa dois anos procurando emprego, acaba com suas roupas formais fazendo entrevistas com aquelas mulheres chatésimas de RHs, modela um sorriso profissional que te dá câimbras, e FINALMENTE consegue um emprego.

Aííííííí você agora vai ter que lidar com pessoas que você não escolheu, que provavelmente não vai gostar, com um chefe que vai te humilhar dia e noite por ser mais velho e/ou mais poderoso ( ou uma chefe que vai te maltratar por ser mais bonita e/ou inteligente e/ou rica e/ou bem-sucedida que você ), com uma rotina que vai te enlouquecer, com uma carga horária injusta perante seu salário, com um café frio sem açúcar e com um estagiário que, ou vai te fazer perguntas toda hora, ou vai ficar elogiando suas pernas.

Uns 40 anos depois, você vai se aposentar e viver o resto da sua vida com uma aposentadoria que é 200 vezes menor do que o valor real do seu esforço e trabalho.


Pois é. Moleza.

Agora vamos pensar nos que não exigem diploma:

Você vai comprar 13 jornais por dia, fazer aquelas bolotas vermelhas em anúncios de empregos que pagam muito bem (arram!), cadastra seu email em sites tipo BrasilVagas e passa o resto dos seus dias recebendo 2000 emails por dia de vagas que vão de caminhoneiro até saladeiro, imprime 420 cópias do seu currículum em gráficas, para ficar mais barato e sai panfletando seu email por aí, espera pacientemente alguém te chamar para uma entrevista. Quando FINALMENTE te chamam, você se veste de ânimo e de roupas formais e vai todo bonitinho esperar em uma fila imensa, para fazer duas provas absurdas ( eu já fiz uma prova que me perguntava se é verdadeiro ou falso que Machado de Assis era arquiteto. Sério.), voltar pra casa, para depois fazer mais 3 entrevistas, para FINALMENTE ser aprovado.
Aíí, depois de uma semana de treinamento exaustivo, sem direito a reclamar de cansaço, você começa a trabalhar. Se a empresa for boazinha, você consegue um uniforme rápido. Se não, você vai ter que comprar aquelas malditas roupas básicas de 4,99, que você nunca mais vai usar, sabe quais? Aquelas blusinhas pretas horríveis, aqueles sapatos vagabetes que dão calo e aquelas calças jeans que, ou te estrangulam, ou te deixam igual um saco de batatas amarrado na boca...Então.
No trabalho, você rala que nem um queijo, atura clientes mal-comidas, preconceituosas, metidas a gostosa, só porque são rycas, atura um superior que fica buzinando no seu ouvido coisas agradáveis como "meta pra bater" ou "caixa pra fechar", descobre que aquele salgadinho inocente que você come de almoço fez seu colesterol subir 15% e suas economias descerem 20%, que o sapato do uniforme dá calos e chulé e que a sua colega de turno anda inventando pra todo mundo que você é uma piranha/ um corno.
Um mês depois, no dia do pagamento, você vai todo-todo receber FINALMENTE seu primeiro salário. Quando recebe seu contra-cheque, nota que há 8% de desconto de INSS, 6% de desconto de vale-transporte, 2% de desconto de sindicato, e 15% de algum desconto absurdo da empresa, tipo vale-papel-higiênico-folha-tripla. Somando esses descontos com o que você paga de lanche, no final sobrou uns 50, 60 reais...
Aíííí, alguns anos depois, quando você vê que vai ser demitida, ou que está na hora de se demitir, você vai todo-todo para a fila do seguro-desemprego, pra descobrir que não tem direito, e que seu FGTS de 2 anos de trabalho tem o equivalente a R$200,00.

Viu só? Super fácil a vida de um trabalhador.

Hard mesmo é o emprego da vizinha: ser dona-de-casa, casada com um figurão podre de rico.
Isso sim é exaustivo...Malhação, cabelereiro, Axé Dance Music Bahia, manicure, levar o filho na escola, trazer o filho da escola, dar ordens à empregada...
Puutz, fiquei exausta só de imaginar uma vida assim!

Encerro aqui meu post, pois tenho que mexer em alguns projetos da faculdade (minha vó acha todos absurdamente fáceis.).

Beijos, abraços e novelas mexicanas
(quê? é divertido de ver! Minha vó odeia.)



2 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkkk, meu pai é assim!!
Muito bom!

Mari disse...

Hahahaha, é verdade, tem muita gente que pensa essas coisas!! rsrs
bj

Postar um comentário